shadowvp2 - Search

Translate

terça-feira, 10 de novembro de 2015

TV LG 47SL90QD não liga (standby) UPDATE 22/07/2017 (FOTOS)



Ae pessoal, boa tarde, peguei uma tv desse modelo da LG 47SL90QD, com o seguinte sintoma,

O led do power acende em vermelho, a tv aceita o comando para ligar e o led fica em azul piscando mas logo após volta para o vermelho ficando em standby.

Procurei em vários sites a respeito do problema, mas nenhuma solução, ao abrir a tv, notei que o indutor L808 ( MLB-201209-0120P-N2 ) da linha do pino 13-14 de 12v, no plug P801, estava queimado, (estourado mesmo), verifiquei a placa da fonte, e todas as saídas normais.

Substituí o o indutor L808 ( MLB-201209-0120P-N2 ), e voltou a queimar, verifiquei a linha do pino 13-14 na placa e havia curto, fiz os testes nos capacitores e encontrei o C828 (0.1uF/50V) em curto (coloquei eletrolítico ), também substituí o C826 (47uF/25V), e adicionei o C824 (0.1uF/50V) (eletrolítico),a tv voltou a funcionar, faltando agora só a placa do infravermelho que não estava funcionando, ahhh sim, como é uma tv que a dona já não queria mais, pois não achava conserto e cobravam uma placa nova, aproveitei capacitores de placas antigas que meu pai sempre tira e reaproveitamos, sempre temos essa política de reaproveitamento aqui em casa.

O indutor, retirei de placa de notebook queimada, muito boa uma placa de note queimado, para reaproveitamento de componentes em televisores dessa era smd.


Espero ter ajudado! até mais!


Esqueci de adicionar o C824 (0.1uF/50V) na imagem, que fica logo abaixo do L808

UPDATE 22/07/2017 E INDUTOR



Indutor 0805
MLB-201209-0120P-N2








As imagens não tem boa qualidade devido a resolução da câmera do aparelho que eu tirei as fotos na época que consertei a TV


Link do Diagrama, o esquema do plug se encontra na página 21, no canto superior esquerdo.
Download: MEGA
Leonardo Brito de Oliveira (ShadowVp)

20 comentários:

  1. VLW MAN MEENCONTRO NESSA SITUAÇÃO VOU VER SE CONSIGO RESOLVER COM ESSASUA DICA

    ResponderExcluir
  2. tem como por uma ft depois de feito o serviço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que vi umas fotos do dia do conserto num celular antigo, vou procurar e colocar nessa mesma postagem! Obrigado pela dica Ari!

      Excluir
    2. então eu to tendo dificuldade em saber qual indutor eu coloco no lugar do que queimou, as especificações do L808 do datasheet dizem q ele tem 120 ohm de impedancia mas quando eu procuro no mercado livre os indutores são vendido em uH

      Excluir
    3. Encontrei e atualizei na postagem, a informação no datasheet do smd falava só sobre noise supression,pelo codigo ele é o 0805

      Excluir
  3. ai entao como vc achou ele numa placa de notbook? vc pegou um qualquer ou achou o original

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! foi na placa de um notebook Acer antigo, não lembro mais o modelo, e com a mesma especificação, eu tinha passado uns 2 meses parado devido esse indutor pois ali foi a região do problema, ele tinha literalmente estourado, eu tive até que fazer uns reparos nas trila dele, dois capacitores também danificaram devido a esse problema, houve um problema grande na rede elétrica que afetou a tv, dai a moça lá levou pra autorizada e cobraram quase 1000 R$ por uma placa nova, daí ela disse que ia comprar uma TV nova e deu essa para o meu irmão,e eu fiz o conserto, é sempre bom ter uma placa de notebook que de pra aproveitar peças smd, pois são de ótima qualidade, e muitas vezes no mercado não se encontra peças específicas, mas placa de notebook é mina , muitas vezes essas placas já me tiraram do prego quando é muito difícil achar um determinado componente, teve algumas que só ia encontrar na aliexpress, daí na placa do note tinha

      Excluir
    2. Se vc ainda tiver ai e puder me vender eu agradeceria, aqui estou além do problema na fonte pelo q eu percebi ela n ta mandando os 12v quando eu ligo ela, tem esse diodo estourado na placa principal

      Excluir
    3. Cara infelizmente não tenho! verifique se existe curto testando os polos do c826 com o tete de continuidade, se der curto remova o c828 e o c826, na placa teste os pontos onde eles são soldados se ainda existe algum curto e depois teste eles fora, verifique os 12v direto na placa da fonte, desligue todos o cabos que vão para a placa principal e teste pino à pino no conector que sai pra alimentar a principal,se estiver correto de acordo com o datasheet, bem provável que a queima do indutor foi devido ao c828 e c826 com problema.

      Excluir
    4. meu pa i tem uma outra tv, peguei a placa principal e coloquei na minha e descobrir q minha fonte esta com problema, medidno com um multimetro na quela fila de capacitor marrom esta dando 4vcc e na linha do 12 e do 24 v que vao pra placa principal está 0 acho que algo no primario teria alguma dica pra eu verificar?

      Excluir
  4. Foi sensacional, ganhei uma hoje que ia pro lixo, o Léo defeito, indutor explodiu e capacitor em curto.. não terminei por falta de componentes, mas tenho fé que vai ligar.. TV LG47" não se joga fora assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é cara!Segue o diagrama com paciência que da certo!

      Excluir
  5. Onde eu compro esse indutor mlb-201209-0120p-N2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu removi de placas de sucata que eu tinha, isso é uma mina de ouro meu amigo! Sempre guarde uma placa de TV LED-LCD.

      Excluir
  6. Olá, estou na mesma situação mais das o caso as peças citadas na postagem estão boa na placa que tenho e o defeito mecionado é o mesmo que estou passando!!
    A tv fica com o led de standy bay aceso, (vermelho) aceita o comando de ligar e fica azul o led de standy bay e volta pro vermelho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além do indutor, eu tive que refazer uma trilha na região do indutor, que é bem fina,da uma checada nessa àrea do indutor.

      Excluir

Postagens populares